Câmara Municipal de Agudo licita obra de seu Edifício-sede

por André Brum da Silva publicado 28/09/2009 11h15, última modificação 06/01/2015 19h58
A Câmara Municipal de Agudo construirá sua sede própria. O Edital para a construção da Etapa 1 do edifício-sede foi assinado em 25 de setembro de 2009, pelo Presidente da Câmara, Ver. Valério Trebien (PMDB).
Câmara Municipal de Agudo licita obra de seu Edifício-sede

Fachadas Norte e Leste da futura sede

O prédio da Câmara Municipal será construído em partes, de modo a diluir o investimento em diversos exercícios.

Na Etapa 1, que está sendo licitada em 2009, será feito o estaqueamento das fundações, lançadas as estruturas de concreto armado e levantadas as paredes dos pavimentos sub-térreo, parte administrativa do térreo e do pavimento superior.

Na segunda etapa é prevista a conclusão da área administrativa e de um plenário menor, tudo no pavimento térreo e a colocação do telhado e fechamento das paredes no pavimento superior, o que permitirá a Câmara instalar-se em seu prédio. Esta segunda etapa poderá ser licitada no segundo semestre de 2010. O plenário Vox Populi e o pavimento superior, destinado aos gabinetes parlamentares, serão os últimos a serem construídos.


Quando concluído o edifício-sede da Câmara Municipal será uma estrutura multifuncional, que abrigará,além das atividades ordinárias da Câmara Municipal e dos Vereadores, espaços para a comunidade. O sub-térreo terá área útil de mais de 500 m² que serão modulados segundo a necessidade da administração pública e resultam do aproveitamento da declividade do terreno. O pavimento térreo, com 890 m², suportará o plenário Vox Populi, uma sala multiuso, para atividades plenárias e reuniões, o Gabinete da Presidência, os espaços administrativos e um gabinete parlamentar. No pavimento superior serão instalados os gabinetes parlamentares e a biblioteca.


O Plenário Vox Populi terá dois ambientes – um hall (saguão) com 110 m², e o plenário com 363 m². O plenário terá galeria com 264 lugares fixos uma área e o plenário será modular, adequando-se às atividades plenárias da Câmara Municipal e permitindo, também, a utilização para seminários, conferências, solenidades e recitais.

O Presidente da Câmara Municipal, Ver. Valério Trebien definiu o lançamento do Edital de Licitação da Etapa 1 como uma atitude de consciência da importância da Câmara Municipal. “Quando completamos os cinquenta anos de instalação da Câmara Municipal é chegado o momento de lançar o alicerce da sede própria, que significa confirmar a autonomia e a soberania do Poder Legislativo, e olhar para os próximos cinquenta anos” afirmou, ao lançar o edital.

A Câmara Municipal já funcionou em diversos locais. As primeiras sessões foram realizadas na secretaria do Clube Centenário. Desde 1991 está sediada no Centro Administrativo Municipal.

O Edifício-sede da Câmara Municipal de Agudo foi projetado em 2007, na gestão do Presidente Ver. Ismael Müller.