Pedro Schorn será o nome do Centro Administrativo Estadual de Agudo

por sirleividal — publicado 22/04/2013 11h22, última modificação 11/02/2020 17h16
Indicação da Câmara Municipal vence consulta pública para escolha de nome para Centro Administrativo
Pedro Schorn será o nome do Centro Administrativo Estadual de Agudo

Ex-Prefeito Pedro Schorn

 

Na última sexta-feira (19), a população de Agudo escolheu o nome do Centro Administrativo do Estado a ser inaugurado em 30 de abril. O nome do ex-prefeito foi indicado pela Câmara Municipal e recebeu 74% dos votos, 462 de um total de 618.

 

 

Pedro Schorn nasceu em Júlio de Castilhos, em junho de 1929, mudou-se para Agudo em 1955, lugar onde viveu até abril de 2010. Seu nome está marcado na história do município de Agudo em virtude de sua atuação como Secretário da Comissão de Emancipação, Secretário Municipal de Governo, Tesoureiro, Orientador de Ensino, Secretário da Junta Militar e Prefeito Municipal de 1977 a 1983. 

Também teve importante atuação na Educação, professor de Educação Física por formação e de várias outras, especialmente História. Foi um dos idealizadores da Escola Técnica Centenário e do Ginásio Estadual de Agudo, atual E. E. E. B. Prof.º Willy Roos, onde foi Diretor dessas escolas por mais de 15 anos. Além da atuação política e educacional, atuou como Coordenador do Censo Demográfico de 1970, Juiz Preparador Eleitoral, Presidente do Clube Centenário, Tesoureiro do Hospital Agudo. Fundador do Lions Clube, do qual foi Presidente em três vezes, e das Lojas Maçônicas Estrela de Santo Ângelo e Fraternidade. 

Em 1995, Pedro Schorn recebeu o título de Cidadão Agudense da Câmara Municipal. O Presidente do Legislativo, Ver. Itamar Puntel, disse que os motivos acima apontados justificam tal homenagem e que "a Câmara Municipal se orgulha com a aprovação, por ampla maioria, de sua indicação".