Câmara Municipal de Agudo participa do 9º EnGitec

por André Brum da Silva publicado 20/11/2017 15h10, última modificação 18/02/2020 09h36
Evento ocorreu de 16 a 17 de novembro de 2017, em Brasília, DF

 

O 9º Encontro Nacional do GITEC ocorreu no auditório do Interlegis e contou com a presença de técnicos de tecnologia da informação de câmaras municipais e assembleias de estados e municípios. O Presidente da Câmara Municipal de Agudo, Ver. Itamar Puntel, participou da mesa de abertura do evento, quando destacou a importância do Engitec e do Interlegis para a comunidade legislativa, especialmente para a Câmara Municipal de Agudo. Tendo por tema Transparência e Acesso à Informação, a palestra de abertura foi "ILB/Interlegis: O Programa de Modernização Legislativa", ministrada por Francisco Etelvino Biondo, servidor do Senado Federal lotado no Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis. O evento contou com palestra da auditora do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Francine Trevisan, que abordou a avaliação que o TCE-RS faz dos portais de Câmaras e Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul no que diz respeito à transparência e acesso a informação na internet.
Na mesma tarde, o servidor da Câmara Municipal de Agudo, André Brum da Silva, apresentou a palestra "Leis de Acesso à Informação e da Transparência: o caso da CM de Agudo - RS com uso do Portal Modelo", quando tratou do uso que a Câmara de Agudo faz do Portal Modelo, um dos produtos que o Interlegis dispõe para o Legislativo. O produto é um portal na internet no qual são publicadas, entre outras, informações exigidas por lei, em cumprimento às Leis de Acesso à Informação e da Transparência. Abordou ainda a avaliação que o Tribunal de Contas vem fazendo sobre o cumprimento daquelas leis pelo Legislativo agudense, indicando que, segundo o rancking do TCE-RS, o portal da Câmara de Agudo está entre os mais transparentes do Rio Grande do Sul.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Bento Gonçalves (RS), Moisés Scussel Neto, falou sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), outro produto disponibilizado pelo Interlegis para a comunidade legislativa, na compilação de leis, enquanto outra palestra tratou do uso do mesmo SAPL como ferramenta para um processo legislativo 100% digital, sem impressão de documentos, caso da Câmara Municipal de Itapoá, SC, que foi apresentado por Francisco Xavier Soares Filho. Ainda, Leonardo Alves de Souza, da Câmara de Espera Feliz, MG, tratou sobre participação popular em ações do Legislativo atraves de um formulário na internet para a população opinar sobre decisões do Legislativo.
O EnGitec teve também palestras técnicas específicas para profissionais de tecnologia da informação, entre elas sobre o SAPL 3.1, que está sendo colocado à disposição das Câmaras Municipais, ministrada por Edward Ribeiro, e para a comunidade em geral, com a ministrada por Márcio Mazza, "Como Colaborar com os Projetos do Interlegis", ambos funcionários do Interlegis. Mais detalhes podem ser encontrado no sitio do evento.